quinta-feira, 6 de maio de 2010

Brigadeiríssimo

Delicioso, achocolatado, macio e indispensável nas festinhas infantis, ou não. Feito com leite condensado, chocolate em pó, manteiga e chocolate granulado, o brigadeiro é um docinho tipicamente brasileiro. Foi batizado assim, na década de 1940, em homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, que se candidatou à presidência após a queda de Getúlio Vargas. Dizem que, a princípio, era feito com leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate, e depois a Nestlé lançou os ingredientes que fazem a receita como preparamos hoje.

Desde sua criação, o brigadeiro é sucesso garantido - não há quem resista à bolinha. Hoje existem algumas variações do docinho como o brigadeiro branco, de limão, de copinho, de colher, brigadeirão, picolé de brigadeiro, biscoito e até chiclete de brigadeiro. Pode ser feito no fogão, como tradicionalmente é, ou no microondas; pode ser recheado ou virar recheio de bolos e tortas. Já existem lojas especializadas no doce com mais de 40 sabores que variam em essências e coberturas, mas o tradicional é o mais fácil de fazer e agradar. Faça você mesmo!






Brigadeiro Tradicional

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

3 colheres de sopa de chocolate em pó

1 colher de sobremesa de manteiga

Chocolate granulado

Preparo:

Misture o leite condensado com o chocolate e a manteiga em uma panela.

Leve ao fogo , mexendo sempre, até aparecer o fundo e as laterais da panela.

Pare de mexer alguns segundos, assim quando virar o doce, ele desgruda todo da panela.

Vire o docinho em um prato levemente untado, espalhe e deixe esfriar.

Unte a mão para enrolar.

Passe em chocolate granulado .

Coloque nas forminhas.




*No brigadeiro tradicional podem-se acrescentar licores, pimenta, e até mesmo cachaça. A cobertura pode variar entre castanha de caju granulada, pistache em lascas e gergelim. Isso fará a diferença no seu brigadeiro!



Um comentário:

  1. Uma dica para moradores do Vale do Paraíba (São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Taubaté, Cunha, São Luiz, Eugênio de Melo, etc...) é o ateliê Brigadeiríssimo. Vejam em www.brigadeirissimo.com.br

    ResponderExcluir