terça-feira, 19 de julho de 2011

Educação mandou lembrança


Não é pra todo mundo que a gente abre as portas de casa, né não?! Receber é uma arte que me traz muito prazer em compartilhar bons momentos, comida, bebida... Pra quem curte receber, os detalhes são sempre fundamentais, o cuidado com eles e o resultado final trazem muito tesão mesmo. Fazer as compras nas quantidades certas e imaginando se as pessoas vão gostar da comida, escolher as bebidas, a música, a ambientação, tudo calculado e idealizado nos mínimos detalhes.

Enfim, o que acontece é que nessa preparação o primeiro item da lista é, justamente, a lista de convidados. É imprescindível saber quantas e quem são as pessoas que estarão presentes no seu evento para que se monte um cardápio adequado ao serviço e às possíveis restrições alimentares de alguns convivas, por exemplo.

Por essas e outras que, às vezes, se pede uma confirmação de presença, ou R.S.V.P. (Répondez S'il Vous Plaît), que significa “responda, por favor”. Em eventos menos formais isso pode acontecer através de um telefonema ou mesmo por meio de mídias sociais - que são super aceitáveis nesse tipo de festa. Essa resposta deve ser dada mesmo que seja negativa, o que seria muito gentil da sua parte. Chato é quando o convidado não dá resposta, ou pior, quando responde dizendo que vai e não aparece. Chega a ser frustrante.

Se por um acaso do destino você confirmou e não foi, o MÍNIMO que se deve fazer é mandar, depois, uma mensagem se desculpando - flores são sempre bem-vindas, também. Principalmente em comemorações – isso é tão básico quanto não-furar-fila, que a gente aprende no maternalzinho (ainda é assim que se chama?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário